terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pilates no Solo

Curso de Pilates/ Flor e sua turma


Oi pessoal!!!!
Quanto tempo??? Já estavamos com saudades de vocês.Sei que estamos em divida quanto a novas Postagens, mas o tempo está muito curto e a professora Flor estava fazendo curso,o que dificultou mais ainda   colocar novos artigos. Agora chega de férias e mãos á obra, pois fevereiro já chegou e com ele  o Carnaval. Então que tal iniciar o ano realmente com uma nova modalidade, é isso mesmo,vamos falar do Pilates. A Flor adorou o Curso, chegou toda entusiasmada , achou tudo de bom e agora quer passar para vocês sua experiência e mostrar o que essa modalidade  tem de especial.  O curso foi promovido pelo Espaço Vida Pilates de Campinas com professores super experiêntes que mostraram ter muita competência e carisma para misnistrar as aulas.O curso foi dividido em dois modulos, o que facilitou a aprendizagem, pois é um curso bastante puxado. Uma das coisas que ajudou  bastante a deixar o curso a ser mais light foi a galera de Barbacena que com seu alto astral contagiou á todos. Um abraço para essa Galera nota 1000!!!!! Abaixo vamos mostrar fotos da turma com a mão na massa, além é claro da professora Flor dando uma aula super legal. Vocês vão  gostar.

Abraços,
Rose


Essa turma é demais!!!!!



O que é o método Pilates?   

É um sistema de treinamento corporal muito completo, que trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica, onde intervêm tanto na mente como no corpo e na respiração. É um método inovador, com aulas e instrutores especializados, direcionados as necessidades do aluno; uma técnica que promove a manutenção e promoção da saúde.

O objetivo é alcançar o equilíbrio muscular, reforçando os músculos fracos e alongando os encurtados. Com isto, aumentamos o controle, a força e a flexibilidade do corpo, respeitando as articulações e as costas.

BENEFÍCIOS:
Os movimentos lentos e controlados, condicionam os músculos, ajudando-os a fortalecer-se alongar-se de maneira uniforme, equilibrada. O pilates concentra-se em particular no abdome, nas costas e cintura pélvica: os músculos centrais usados para estabilizar o corpo. Isto auxilia na postura e mantém os quadris e a coluna vertebral flexíveis.
Os exercícios empregam movimentos suaves de alongamento para aumentar a flexibilidade do corpo, removendo a pressão das articulações e reduzindo a sensibilidade, a dor e a fadiga.
Os movimentos de alongamento também bombeiam nutrientes vitais para os músculos e articulações, melhorando a lubrificação articular.
O pilates é de baixo impacto, o que o torna adequado a pessoas de todas as idades. Ausência de saltos e impactos também o tornam ideal para pessoas com problemas articulares ou com músculos fracos.

PRINCÍPIO DO PILATES





·         CENTRALIZAÇÃO: Os músculos centrais do corpo formam o eixo em torno do qual todos os movimentos são feitos.
·         PRECISÃO E CONTROLE: O Pilates enfatiza a importância de manter controle e coordenação precisos em quanto se faz a passagem de um movimento para outro.
·         CONCENTRAÇÃO: A boa forma depende de concentração, visualização e consciência dos músculos -  conforme escreveu Pilates -, é a mente que controla o corpo. Observe como a mente controla os músculos.
·         FLUXO: Cada exercício deve fluir de forma graciosa e natural para o seguinte - o que Joseph Pilates denominou DINÂMICA ENERGÉTICA. Isto espelha o fato de que sua postura corporal também é dinâmica, ajustando-se afim de neutralizar as forças exercidas sobre o corpo.
·         RESPIRAÇÃO: A respiração profunda e rítmica é essencial para o controle do exercício e se harmoniza com o movimento.

Sessão de Pilates
A maioria das sessões duram de cinquenta a sessenta minutos. O programa é dividido em vários níveis, e cada novo nível envolve versões mais avançados de cada exercício. Conforme você progredir nas técnicas mais avançadas,  os benefícios devem aumentar.
Nos exercícios de pilates, a ênfase é na qualidade do movimento, e não no número.

COMO FAZER OS EXERCÍCIOS CORRETAMENTE


1) deitado em um colchonete apoiando os pés paralelos próximos ao corpo, separados pela largura do quadril e alinhados aos ísquios, com os joelhos paralelos.

2) lentamente, baixamos as costas desde o sacro vértebra por vértebra, conectando a coluna com o solo. Na região cervical, apoiamos a nuca com o queixo um pouco para dentro.

3) a posição da região lombar ficará o máximo possível em contato com o solo, com a ajuda de um movimento pequeno dos glúteos, no início, mas sem os contrair demais, nem levantar o sacro. Ao mesmo tempo, vamos manter a pelve, do umbigo para baixo, esticada e tonificada, do osso do púbis até o umbigo.

4) Colocando as mãos ao lado do corpo, dedos unidos, palmas para baixo. Vamos manter os ombros e cotovelos para baixo, relaxados

5) Vamos nos relaxar. Podemos fechar os olhos tomando consciência do corpo. Vamos inspirando e expirando várias vezes.

A prática correta do Pilates é capaz até de fortalecer a musculatura do assoalho pélvico. Os benefícios? Prevenção das disfunções sexuais, dos sintomas da incontinência urinária e melhora o trabalho de parto. O assoalho pélvico participa do mecanismo de continência urinaria e fecal, faz parte do sistema de  estabilização do tronco, oferece suporte para os órgãos pélvicos, ajudando  a equilibrar a pressão intra-abdominal, quando realizamos esforços, e está diretamente relacionado com a sexualidade, a gestação e o parto. Para executar os exercícios é necessário que se contraia o assoalho pélvico, que é formado pelos ossos do quadril, sacro e cóccix.






 Aula



O CEM

Objetivo: Fortalecer os músculos reto abdominal,oblíquos interno e externo, tranverso do absominal e quadriceps femoral.
Estimular a circulação sanguínea através dos bombeamentos.

Execução: Em décubito dorsal, cotovelos estendidos e ombros, quadris e joelhos flexionados a 90 gráus.
Concomitantemente estendo os joelhos, leve o queixo em direção ao peito, retire as costas do solo até o nível das escápulas e estenda os ombros.
Retorne a posição inicial.

PROVOCADOR


Objetivo: Fortalecer os músculos reto abdominal, oblíquos internos e externo, alongar e fortalecer os músculos gracial, adutor longo, adutor curto, adutor máguino e alongar os músculos isquiotibiais

Execução: Em décubito dorsal, deixe os braços acima da cabeça e flexione os quadris a 90 gráus.
Flexione o tronco concomitantemente e abduça os membros inferiores, levando os braços entre as pernas.
Retorne a posição inicial.



ROCKING






Objetivos: Fortalecer os músculos paravertebrais, alongar a cadeia anterior e mobilizar a coluna vertebral em extensão.

Execução: Em decúbito ventral, flexione os joelhos e segure os pés.
Realiza a extensão do tronco.
Retorne a posição inicial.


SWAN





Objetivos: Alongar os músculos da cadeia anterior do tronco, mobilizar a coluna vertebral em extensão e fortalecer os músculos deltóide anterior, tríceps braquial, ancôneo e peitoral maior.

Execução: Em decúbito ventral, apóie as mãos sobre o solo paralelamente aos ombros.
Estenda os cotovelos e o tronco, mantendo a cabeça alinhada a coluna.
Retorne a posição inicial.

ONE LEG UP AND DOWN



Objetivos: Fortalecer os músculos quadríceps femoral, ilio psoas, pectínio e sartório.

Execução: Em decúbito dorsal, deixe os braços estendidos ao lado do tronco.
Flexione um dos membros inferiores até 90 graús, com os pés em flexão plantar.
Retorne a posição inicial.

ALONGAMENTO COM UMA PERNA





Objetivos: Fortalecer os músculos reto abdominal, oblíquos interno e externo, quadríceps, ílio psoas, pectinio e sartorio e alongar o músculo glúteo máximo.

Execução: Em decúbito dorsal, flexione o tronco e flexione um membro inferior com o joelho em direção ao peito. A mão contra a lateral deverá ficar no tornozelo e a mão homolateral deverá seguir até o joelho. O quadril contra a lateral deverá ser fletido até 30 graús.
Lentamente, inverta o posicionamento dos membros inferiores e das mãos.

ROLANDO PARA CIMA
















Objetivos:  Fortalecer os músculos reto abdominal, transverso abdominal e oblíquos interno e externo e alongar os músculos da cadeia posterior.
Execução: Em decúbito dorsal, ombros fletidos acima da cabeça, membros inferiores estendidos e alinhados.
Enrole a coluna lentamente, levando os braços para frente até o mais distante possível.
Desenrole a coluna lentamente até chegar ao solo.

Obs: É importante que os exercícios sejam executados com bastante concentração e com o Powerhouse contraido( assoalho pélvico, o abdome,glúteo e ísquio) e além disso executar a respiração corretamente.


Um comentário: