domingo, 7 de novembro de 2010

STRESS & OBESIDADE


Stress 
Obesidade




Saiba como o Stress faz você engordar. A tensão do dia a dia altera as respostas do organismo que acaba levando a Obesidade. O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH ) destinou cerca de US$37 milhões para pesquisas com o objetivo de encontrar ações efetivas contra o aumento da Obesidade que hoje já  atinge 400 milhões de pessoas no mundo.
Nas pesquisas ficou constatado que onde se desenvolve os maiores níveis de stress é no ambiente de trabalho, isto não descarta problemas nos relacionamento afetivos, problemas domésticos, etc. Com estes dados os pesquisadores estão tentando descobrir meios para minimizar o Stress e, além disso, dar condições aos indivíduos para sair do sedentarismo, já que as  atividades físicas ajudam e muito no controle do Stress. Fica no ar a pergunta: Como isso ocorre?
Estudos recentes apontam que as transformações conferem ao stress, é que levam ao acumulo de quilos a mais. Um dos grandes vilões de tudo isso é o Cortisol, hormônio que está associado ao estado de alerta no organismo. O Cortisol sobe seus níveis algumas horas antes de despertarmos, por ordem do hipotálamo (estrutura do cérebro envolvida no controle do apetite).  Ele manda comandos para quê as glândulas supra-renais  libere cortisol para quê atue como uma espécie de despertador.
Ele tem uma ação prolongada durante o dia, que vai caindo na corrente sangüínea, diminuindo até o final da tarde, preparando para uma noite de sono tranqüila, isto é o que deveria acontecer. Diante da insônia, a depressão e o stress crônico, o cortisol se mantém alto, até a noite levando o corpo a estar em constante alerta. Os estudos apontam que pessoas em Stress prolongado produzem de 2 a 3 vezes mais cortisol do que uma pessoa que não se encontra nessa situação.
Segundo cientistas Australianos foram feitos experimentos com cobaias,  australianos foram feitos experimentos com cobaias, onde constataram que sob estress  crônico, o corpo libera a molécula Y ( chamada de neuropeptídio. Ela desbloqueia alguns receptores – uma espécie de fechadura química das células de gordura. A conseqüência é que as células crescem em tamanho e número. Ficou concluído que experimentos em animais estressados favoreceu o aumento da gordura corporal e pior  ainda: essa favoreceu o acúmulo na região abdominal, segundo Hebert Herzog. Esse tipo de obesidade que mais preocupa os médicos pois sabemos que o depósito de flocos de gordura nas artérias provoca doenças cardíacas e a diabetes. As alterações hormonais agem sobre outros mecanismos do corpo: O sistema endocrínabinoide, com receptores nervosos no cérebro, fígado nos músculos e na gordura. Ele desempenha um papel importante no controle do gasto e do acúmulo energético e no metabolismo pra compensar algum sofrimento. Submetido a uma tensão diária, ele vai levar o indivíduo ao aumento do consumo de comidas saborosas, ricas em gorduras e açúcares. Isso leva ao aumento de serotonina que é chamada de hormônio do bem estar. Inconscientemente ingerimos calorias quando estamos estressados em resposta ao pedido do corpo.

Na próxima postagem colocaremos um teste para verificar o seu nível de stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário