domingo, 17 de outubro de 2010

TREINAR O MÚSCULO X TREINAR O MOVIMENTO


  Transcrevo abaixo na íntegra o texto do jovem professor  Mauro Guiselini ( 60 anos, que se encontra em pleno vigor na sua forma física ), autor de vários textos e de cursos na área de fitness além de programas criados para melhorar a qualidade de vida e performance das pessoas. 

"A Prescrição de treinamento para o aluno, que participa de aulas individualizadas ou em grupos, deve ser baseada em evidencias ou seja, de acordo com os resultados obtidos na avaliação física e médica; na anamnese o aluno estabelece qual o seu(s) objetivo(s) a ser alcançado e, em seguida, realiza a avaliação médica e os testes para verificar o seu nível atual de aptidão física.
Além dos testes tradicionais para avaliar as capacidades biomotoras (resistência cardiorrespiratória, força e resistência muscular e flexibilidade), atualmente a Avaliação Funcional passa a ser utilizada uma vez que avalia aspectos relacionados à qualidade de movimento incluindo a mobilidade, estabilidade e assimetria muscular.
Uma vez identificado o objetivo, o nível de aptidão física e a qualidade de movimento, o próximo passo é escolher os exercícios e métodos de treinamento mais adequados, que mais rapidamente fazem com que o aluno alcance o esperado.
Treinar o músculo ou treinar o movimento é a grande discussão do momento, fortalecer o músculo de forma isolada, como por exemplo, “fazer a rosca concentrada” ou de forma global, como por exemplo, “fazer o avanço com medicine Ball”!

Não confundir Forma com Função…
Treinamento com pesos, com isolamento muscular, é muito praticado por pessoas interessadas em construir músculos fortes, bem delineados, aumentar a massa muscular e simetria com objetivos estéticos. Este é o principal objetivo para muitos que desejam mudar a aparência física; o foco é na forma.
Na prática, as atividades esportivas e cotidianas dependem do movimento; coordenação motoras, mobilidade, estabilidade, força e, especificamente, no caso dos esportes, a velocidade, agilidade e potencia são fundamentais para o sucesso. O objetivo do treinamento não é só mudar a forma do corpo, mais músculos e menos gordura, mas sim como aumentar a capacidade do corpo se movimentar bem; o foco é na função.


 Isto significa que o profissional, para elaborar um programa de treinamento, deve ter muito claro qual é “o mundo real de movimento” do seu aluno/cliente, se treina para melhorar o desempenho nas  atividades cotidianas, estética  ou se é atleta que participa de esportes de alto rendimento.
Muitas atividades de condicionamento físico, esportes e recreação, realizadas por idosos, jovens , donas de casa ou atletas tem os mesmos padrões básicos de movimento. O agachamento, por exemplo, é realizado por todos, em diferentes situações e intensidade, no entanto, a habilidade motora “agachar”.(ilus. 2) é realizada de acordo com um padrão básico de movimento, o cérebro recebe a informação do padrão de movimento a ser elaborado e cria uma coordenação entre os músculos necessários para tal tarefa, isto é chamado de programa motor.
                                              Ilustração 2. Agachamento em diferentes atividades

Isto significa que o Agachamento é realizado para “melhorar a forma de agachar”, com mais controle e precisão e, ao mesmo tempo, fortalece os músculos da cadeia cinética envolvida para a sua realização; força de resistência muscular, mobilidade, estabilidade, coordenação motora e consciência corporal são as principais capacidades desenvolvidas durante o treinamento. Este exercício ajuda a realizar as atividades cotidianas -abaixar para pegar um objeto no solo, sentar e levantar da cadeira, melhorar a aparência física - fortalecer os músculos do quadril e pernas, melhorar a performance esportiva.
Este é o ponto fundamental que deve ser compreendido pelos profissionais, ou seja, a diferença entre forma e função; os exercícios de isolamento muscular, muito embora exista um programa motor, como por exemplo, para realizar a rosca direta, não tem como objetivo o padrão básico de movimento global e sim no aprendizado do movimento (exercício)que prioriza o fortalecimento dos músculos flexores do cotovelo diferente dos exercícios globais que priorizam a melhoria da habilidade.
Recomendamos que o Programa de Treinamento seja elaborado tendo como ponto principal o objetivo do aluno e, à partir daí, combinar diferentes técnicas de exercícios incluindo os denominados isolamentos e exercícios funcionais; esta é a mais nova tendência….combinar técnicas.

Referencias Bibliográficas
1. Aeberg E. Resistance Training Instructor. 2a. Ed. Champaign: Human Kinetics;2007
2. Boyle M. Functional Training for Sports. Champaing, IL: Human Kinetics, 2004.
3. Check, P. Scientific Core Conditioning. Check Institute: Vista (CA), 2005.
4. Guiselini, M. e Guiselini, R. Treinamento Funcional & CORE. Instituto Mauro Guiselini: São Paulo, 2010.
5. Hamill, J. e Knutzen, M.K. Bases Biomecânicas do Movimento Humano. 2ª. Ed. Editora Manole: São Paulo, 2008.
6. Jarmey, C. Músculos: uma abordagem concisa. Editora Manole. São Paulo, 2008.
7. Lippert, L.S. Cinesiologia Clínica e Anatomia. 4ª. Ed. Editora Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2006.
8. Valerius, H.P. et al. O Livro dos Músculos: anatomia funcional dos músculos do aparelho Locomotor.Editora Manole: São Paulo, 2005.



Nenhum comentário:

Postar um comentário