domingo, 3 de outubro de 2010

QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA AS PERNAS?

Um dos exercícios que gera maior discussão entre doutores e profissionais de Ed. Física, sem dúvida é o Agachamento. 
 Na faculdade não aprendemos qual treinamento é mais ou menos eficiente, mas na especialização, nos cursos e livros adquiridos vamos tomando conhecimento, fazendo experiências para chegarmos a um resultado.
 Alguns atletas garantem que o agachamento é o mais poderoso para hipertrofia das pernas. Outros defendem vários exercícios que podem substituí-lo e ser mais seguro. As dúvidas são muitas, vamos tentar esclarecer e chegar em um consenso. As principais dúvidas são:
  • O agachamento provoca problemas nos joelhos?
  • O agachamento é o melhor exercícios para as pernas?
  • Quais são as variações do agachamento em termos de desenvolvimento das pernas.
                                            Agachamento correto

Agachamento errado
                                                      


Para o professor Bruno Coraucci Neto da revista Super Treino na edição 27, sem dúvida  não existe exercício mais completo que o agachamento na ora de aumentar a força e estabilidade de todo o corpo,  não apenas das pernas. Para Sean Waxmam treinador, o agachamento é capaz:
  • Fortalecer o tecido conjuntivo;
  • Fortalecer a saúde dos joelhos;
  • Aumentar o rendimento da potência;
  • Desenvolver os músculos.
Se observarmos de uma forma simples o agachamento é uma flexão profunda dos joelhos com sobrepeso sobre os ombros. Existem poucos exercícios que acionam tantos músculos com tanta intensidade.
O agachamento queima mais calorias que qualquer outro exercício, estimulando ao máximo o sistema cardiorespiratória. Segundo estudos, chegou-se a conclusão que o agachamento consome quase 50 % mais calorias que o famoso Leg Press. Para aperfeiçoar a técnica devemos trabalhar pesado com acompanhamento de um profissional de educação física experiente e especializado para ensinar a técnica correta.



Agachamento Frontal



                                                                           Agachamento Hack



                                                                 Leg Press
                                                                     

DICAS DE SAÚDE

  • Segundo o Dr. Renato Lotufo, repor a água e os minerais perdidos é obrigatório depois de qualquer treino. Se quiser variar ou fugir dos isotônicos pronto, aposte em água de coco ou suco de laranja diluído em água.

  • Quatro dicas que você precisa saber sobre os monitores cardíacos:  

  1. eles podem salvar a sua vida, pois conseguem monitorar qual o treino mais adequado para você de acordo com o seu condicionamento - ainda que você seja um iniciante.
  2. os monitores são praticamente um personal. Portanto, mesmo se você tem problemas cardiovasculares ou picos de pressão, eles alertam para os pontos inadequados.
  3. mais usados durante exercícios aeróbicos, os monitores não estão dispensados dos treinos de musculação. Neles, o coração também acelera e pode colocar você em risco.
  4. como eles funcionam? Uma cinta pressa no torax capta o número de batimentos cardíacos por minuto e transmite ao relógio de pulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário