sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EXCESSO DE FOFURA OU OBESIDADE

       Esse assunto tem sido alvo de estudos no mundo inteiro, já que a população de obesos vem aumentando assustadoramente. Cientistas estão estudando uma solução para colocar fim a esta "doença" que já está virando epidemia, não só no Brasil mas também em outros países. Segundo dados da UNIFESP, nossas crianças estão ingerindo uma quantidade muito grande de calorias, o que têm levado ao sobrepeso. Das crianças que estão na faixa de 2 à 5 anos de idade, 22% apresentam sobrepeso e 6% já estão obesas. Podemos citar algumas causas como a globalização, a modernidade, o sedentarismo, fatores sócios culturais, fatores genéticos e endócrinos.
No gráfico abaixo vemos o percentual de risco de uma criança gordinha se tornar um adulto obeso:


Geralmente a obesidade tem seu início na infância e quando isso ocorre, elas chegam aos 10 anos obesas, 80 % manterão esse padrão na fase adulta. Alguns estudos apontam que as células de gordura parecem aumentar em número até o início da adolescência. É por isso que os pais devem redobrar a atenção, pois é nesta fase que vai ser definido se o adulto será magro ou gordo. A falta de atividade física e os excessos na alimentação podem levar as pessoas a número maior de células de gordura. É importante saber que uma pequena quantidade de gordura são necessárias para o bom funcionamento do organismo.  Para Novaes, J. e Jeferson 2003 " a obesidade não se trata necessariamente de excesso de comida. Ela só tem uma causa direta;  o balanço calórico positivo.
Uma pessoa somente irá engordar se a quantidade de calorias que ela ingerir superar a quantidade de calorias gastas. sabemos que além disso existem outros fatores que levam a obesidade. Um exemplo observado é quando os pais são obesos a criança tem uma tendência muito grande a vir a ser também. Vale lembrar que a obesidade pode levar a problemas cardiovasculares, pulmonares, ao diabetes, a arteriosclerose e as varizes.
Veja uma tabela de classificação da obesidade.

                                                                GORDURA   RELATIVA          
                                                                %                                     %
                                                            Mulheres                          Homens

LEVE                                                  25 - 30                              15 - 20
MODERADA                                     30 - 35                               20 - 25
ELEVADA                                          35 - 40                              25 - 30
MÓRBIDA                                          > 40                                  > 30

( Classificação da obesidade na quantidade de gordura relativa ao peso corporal ( Pollock, 1994 ) )

Já ficou comprovado que a única maneira de se reduzir a gordura corporal é através do balanço calórico negativo e a prática  de exercícios físicos. Qualquer exercício físico promove de maneira  generalizada o emagrecimento. Além disso é preciso conscientizar a  população em geral que um programa de emagrecimento tem mais chances de ser bem sucedido quando houver a mudança de hábitos alimentares e a pessoa passar a se exercitar regularmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário